quinta-feira, 27 de março de 2008

Olá pessoal!

gostaria de começar esse blog com um texto que fala sobre a tecnologia na educação e seus benefícios. Portanto, antes de começar a ler, é bom ter em mente que a tecnologia deve ser encarada como um meio facilitador do aprendizado e não como a solução definitiva. Ela pode ser tida com um objeto que irá colaborar significativamente no processo de aprendizagem e conceder maior eficácia ao desenvolvimento das aulas, tornando os conteúdos mais ricos, interessantes e vinculados à realidade de estudo, pesquisa e de contatos com novos conhecimentos produzidos, em maior velocidade.


"Não há dúvida de que o mundo vive uma mudança de paradigma, um desconforto de todos em busca de respostas diante de tantas mudanças. Isso se deve em grande parte ao avanço da tecnologia. O surgimento da televisão provocou uma enorme mudança de comportamento em uma determinada época, imagine então o computador e a Internet. A possibilidade de manter-se informado sobre diversos assuntos provenientes de diversas partes do mundo instantaneamente era algo inimaginável para as pessoas há apenas algumas décadas atrás, e isso é possível agora.
O que o professor ou o supervisor escolar têm a ver com isso? Muita coisa. Por quê? Pelo simples fato de que as pessoas com as quais eles lidam, direta ou indiretamente, estão vivendo essa mudança e precisam do auxílio do professor para saber como aproveitar essa mudança da melhor maneira possível para que ela não acabe sendo prejudicial.As novas tecnologias que incluem não apenas o computador com seus programas e a Internet, mas também a televisão, o rádio, o vídeo e, modernamente, o DVD, não podem ser vistas como vilões prejudiciais ou substitutos dos professores. O papel do professor é insubstituível, pois diante de tantas modificações e informações é preciso que haja alguém que auxilie o aluno a analisar criticamente tudo isso, verificando o que é válido e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Apesar da facilidade de acesso a informação que a tecnologia nos permite, o professor continua sendo indispensável para que a tecnologia seja utilizada corretamente.

O uso da tecnologia em sala de aula é bastante válido no sentido que possibilita “um ensino e uma aprendizagem mais criativa, autônoma, colaborativa e interativa”. No entanto, o professor ainda, muitas vezes, mantém-se apreensivo e reticente em utilizar a tecnologia em sua aula. Segundo Heide e Stilborne (2000, p. 24) muitas são as razões para que o professor haja dessa maneira: não saber como utilizar adequadamente a tecnologia nas escolas, não saber como avaliar as novas formas de aprendizagem provenientes desse uso, não saber como usar a tecnologia e, algumas vezes por falta de apoio dos colegas ou da escola para o uso de inovações em sala de aula."

Fonte:http://www.centrorefeducacional.com.br/supertec.htm

Nenhum comentário: